13 maio 2013

Os Cavaleiros Medievais





Quando a cavalaria enfrentava outra cavalaria, o ataque em velocidade e o contato resultante era violento. Lutar montado era prestigioso por causa do alto custo dos cavalosarmas e armaduras. Somente indivíduos abastados, ou os serventes dos ricos, podiam lutar a cavalo.            
No tempo de Carlos Magno, guerreiros montados se tornaram a unidade militar de elite dos francos e essa inovação se espalhou pela Europa. Lutar de um cavalo era mais glorioso pois o homem montado cavalgava em direção à batalha, movia-se rapidamente e atropelava os inimigos de classe baixa a pé.
Os Cavaleiros Medievais 

 

   Num tempo no qual a autoridade central era fraca e as comunicações pobres, o vassalo, auxiliado por seus serventes, era responsável pela lei e pela ordem no feudo. Em retorno pelo feudo, o vassalo concordava em prover serviço militar para seu lorde.
  Quando primeiro usado, o termo "cavalheirismo" significava habilidade em lidar com cavalos. O guerreiro de elite da Idade Média se distinguia dos camponeses, clérigos e deles mesmos por sua habilidade como cavaleiro e guerreiro. Cavalos fortes e velozes, armas bonitas e eficientes, e armaduras bem-feitas eram o símbolo de status.


A conduta de um cavaleiro era baseada nos seguintes preceitos:

  1. Bravura - Não temer a morte.
  2. Honra - Defender a sua honra e da honra da Cavalaria.
  3. Liberalidade - Distribuir com generosidade os seus bens. Acudir sobretudo os pobres, viúvas e orfãos.
  4. Lealdade - Para com todas as pessoas, inclusive com os inimigos. Um cavaleiro jamais poderia lutar contra um homem desarmado, golpear alguém caído ou atacar alguém pelas costas.
  5. Fidelidade - Para com seu senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário